Página inicial > Mais Notícias > Uncategorised > Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae)

Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae)

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 14h22 | Última atualização em Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 14h25

1. Apresentação
A Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae) é o setor responsável pela coordenação e execução de programas, ações e serviços especializados em serviço social, psicológico e educacional – voltados para o atendimento a todos os estudantes e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo, assim, para a sua permanência e conclusão dos estudos no Ifap.

2. Principais ações de atuação

• Atuar de forma que integre os três suportes do processo educacional – aluno, escola e família – e contribuir para a coerência entre os objetivos educacionais, as características individuais e o contexto sociocultural do educando;
  • Promover campanhas e palestras educativas que contribuam para o fortalecimento intelectual, social, político e cultural dos discentes;
  • Planejar ações prevendo as necessidades materiais e financeiras para o bom desempenho das atividades no setor;
  • Acompanhar as situações em que ocorrem infrequência, solicitações de transferências, trancamento de cursos, bem como o cancelamento de cursos e/ou disciplinas, no sentido de identificar o motivo das faltas e/ou do desligamento dos discentes;
  • Realização de visitas e entrevistas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar e educacional do discente;
  • Realizar atendimento individualizado/coletivo com estudantes e/ou responsáveis que apresentem alguma dificuldade socioeducacional;
  • Trabalhar, em articulação com os demais setores, no sentido de permitir a dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem no cotidiano escolar.

3. Serviços especializados da Segae
O Eixo Universal da Política de Assistência Estudantil (PAE) do Ifap consiste no desenvolvimento de ações voltadas aos estudantes regularmente matriculados no Ifap, independente da condição socioeconômica.
O acesso aos serviços do Eixo Universal se dá por demanda espontânea do estudante, do responsável ou encaminhamento por docentes, assistentes de alunos ou outros servidores.
Apresentamos os três principais serviços da Segae: social, psicológico e educacional.

4. Programas e Auxílios Estudantis
A Assistência Estudantil oferta os seguintes programas do Eixo de Assistência e Apoio ao Estudante da Política de Assistência Estudantil:

5. Ações em 2020

6. Projetos desenvolvidos

Em 2019:

• Projeto de Intervenção Preventiva (PIP)
  • Projeto Sala de Cinema (Prosaci)
  • Projeto de Orientação Profissional (POP)

Em 2018:

Em 2017:

• Projeto Liderança

Em 2016:

• Projeto Sala de Cinema (Prosaci)
  • Projeto Liderança

7. Coordenação

Responsável:
Anilda Carmen da Silva Jardim - Técnica em Assuntos Educacionais. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Equipe técnica:
Maria Lúcia Fernandes Barroso - Assistente Social. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cláudio Paes Júnior - Assistente Social. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Raimunda Conceição Rosa Pedrosa - Técnica em Assuntos Educacionais. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

8. Contatos do setor